quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O maior poema da lingua portuquesa






Um dia desses, mais um dia daqueles bonitos. Num Aterro do Flamengo nem muito quente nem frio, encontro um amigo poeta. Destes que tem poesia também no nome, Sergio Gramático. Neste encontro tendo a pedra mais fotogênica da cidade ao fundo, meu bonito amigo Sergio convidou os amigos para testemunharem seu feito. Ousou desbancar Luiz de Camões e numa inspiração escreveu 1km e meio de poesia  e em redondilha maior contou em 9700 versos a "Historia da Cidade Maravilhosa".
Eu estava lá e compartilhei com os amigos, que lhe tem tão bem, o momento que o sonho acontece. Quando os velhos param para olhar e as crianças buscam pedras e botam peso pro vento não rasgar aquela historia comprida.  Para mostrar a gratidão por terem sido lembrados, naquele momento os que ali estavam retribuiram em forma de versos improvisadamente decorados uma homenagem em alegria recitada. O dia findou feliz

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Um Peixe






Daquelas oportunidades únicas, por um motivo profissional, um registro factual, tive a oportunidade de transitar pelos espaços externos, galerias e salões deste monumento cinza batizado inicialmente "Cidade da Música" e que hoje atende pelo nome de "Cidade das Artes". A construção foi um emaranhado abstrato de vergalhões que suscitava dúvidas aos que por ali passavam e aos poucos deu sustentação `as idéias e viagens estéticas concebidas por seus arquitetos. Uma intervenção urbana brusca que divide opiniões acerca de sua beleza.
Se do lado de fora dúvidas existem, quando se entra elas dão lugar a certezas tão sólidas quanto suas monumentais paredes de cimento puro, aquele é o domínio de uma escala de cinzas. Se vai do preto profundo ao branco espectral numa rápida passada de olhos naquela paisagem. Talvez se cor ali tivesse, quem por ali caminha sentiria as mesmas sensações que Jonas teve no ventre da baleia e seriam necessários três dias e três noites para compreender as retas e curvas idéias dos que primeiro pensaram aquele peixe.