sábado, 5 de novembro de 2016

Sobre vida e bicicletas








A resposta que vale um milhão de dólares é:  Como será a vida após a morte?

Uma bicicleta abandonada no tempo, `a sorte de uma evolução rápida ou mais lenta da corrosão. Em seus 54 anos de idade e trabalho serviu de passeio, lazer e labuta. Finalmente abandonada. Seu próximo destino seria um forno, e,  metamorfoseando-se talvez em vergalhão ou prego, teria enfim outras serventias.  Mas, como diz a piada, a vida é uma caixinha de surpresas.
Um objeto antigo pode ser restaurado mantendo radicalmente a originalidade. Outra possibilidade contrastante é se preservar o que tem ainda de fábrica como patrimônio,  porém, acrescentando-lhe itens inusitados. A segunda opção tem compromisso apenas com a beleza, uma releitura estética.
No desdobramento da vida a bicicleta em sua espartana existência deixa de ser um objeto funcional e se torna quase uma abstração conceitual.
De Lorena Bicicletas


sábado, 4 de junho de 2016

Imagens que passam e ficam








Alguns trabalhos nos são muito caros. Outros não tem preço. Seja pela oportunidade, pelo significado pelo estado de espírito ou o carinho que os motivou.
Estas coberturas fotográficas reúnem uma quantidade significativa de imagens. Enquadramentos emolduram fatos, pessoas, grupos e contam a estória do evento retratado.
No bojo desta seleção algumas imagens  são cuidadosamente escolhidas levando em conta critérios relevantes. no meio delas, algumas preciosidades permeiam e esquecidas.  Ficam apenas como um registro digital, perdidas no anonimato binário de um dispositivo de armazenagem.
O olhar de absoluta confiança da criança brilha por mirar o rosto do pai;
o azulejo aos poucos vira musgo;
o ladrilho hidráulico, calado, lembra mas não revela quantos por ali passaram;
a cruz no túmulo de um negro escravizado suporta tantos e tantos pedidos;
flores velhas transmutam suas belezas;
com tanta estrada rodada, um caminhão acredita que os sonhos não envelhecem;
a fechadura que tudo tranca faz concessão `a luz que vem de fora.
Enquanto isso, atento apenas ao fato de estarem de mãos dadas um casal eterniza o momento e caminha