terça-feira, 27 de agosto de 2013

O seu olhar







Se existe uma forma magica de falar sem dizer nada, a fotografia aí se revela. Nada que não tenha sido dito antes, nada mais lugar comum que uma foto do nascer do sol. Revelador é a imagem revelada mostrar que la no fundo tem um gigante que, apesar do avançar das horas, ainda cochila. Ao por do sol a luz é a mesma de todas as tardes mas as ondas concêntricas que o pássaro desenha no espelho de água nunca é o mesmo.
Se na paisagem a imagem se assemelha ao quadro pintado, no retrato a fotografia fala mais alto que qualquer outra forma de registro. A folha da bananeira seca e o fogo faz sua parte mas o grilo ficará talvez para a posteridade. Assim como a lua de cheia já se minguou em nova um pouco depois de emprestar sua luz `a plantinha silhuetada.
Se a fotografia te restringe o acesso em determinados ambientes, em outros te dá passe livre. Passe livre para estar junto `a música que te apaixona no instante absoluto de uma "blue note", de um sentimento forte, de um sentimento blues. O acesso permitido ou não pode ser até consentido sem ser declarado ou negado declaradamente. Nunca vou saber no que pensava o Palhaço Carequinha que olhava ao longe, sério, sem ouvir o pedido mágico que precede a pose e que muda tudo: sorria!
Se a fotografia tem um valor, seu valor reside em apenas e não mais que isso, postergar um momento feliz. Registrar um carinho em forma de carrinho, cheio de delicado dentro. Presente que dei ao primo amigo mas que não consegui me desapegar a ponto de não vê-lo mais. Fica para nosotros o registro das cores, do brilho, da forma e da luz que batia. Assim como ficou para o Coronel Aureliano Buendia a recordação daquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o o gelo. 
Sem definição que a valha, a fotografia serve apenas e não mais que isso, para provar a existência de um vento que passeia pelo jardim e transita entre as pétalas, que brinca com o mato e com a grama indistintamente e que transforma o dente-de-leão em brincadeira que voa e encanta seu olhar. No momento seguinte registra na sua boca o sorriso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário